Wednesday, March 26, 2008

Street Promo brevemente nas Ruas!

Nas proximas semanas, a Quinto Elemento Label lancara uma street promo do rapper Still.
Trata-se de um trabalho que tera no minimo 4 musicas ineditas do rapper.
Still e um menbro fundador da label e seu artista principal.
Esta street promo e o primeiro dos varios trabalhos que pretendemos lancar durante este ano, depois do ja confirmado call off da compilacao Do Jardim para o Mundo.
Mais noticias,brevemente neste blog.
Jazzy

Thursday, March 13, 2008

Live Shows!

Esta imagem e meramente ilustrativa.


Cordiais saudações a todos internautas e blogue – maníacos que se dignam a visitar o nosso espaço!
Para não fugir a regra, hoje voltarei a tocar num assunto relacionado com o nosso querido 2H Game ( Aposto que já há alguém a resmungar do outro lado, com cenas do tipo isto não é um Game... bla bla e bla, e ...whatever! ).
O ano passado foi dominado por um novo formato a caracterizar os nossos shows e block parties: a introdução do elemento Banda a acompanhar os artistas. Para alguns foi um momento de evolução no nosso hip-hop cenario, mostrando aos mais cépticos ( leia-se artistas da velha guarda e seus neo seguidores ) em relação a este movimento, que os rappers são verdadeiros artistas e não bandidos e mal criados como estavam conotados, e que não havia arte alguma na sua música.
De princípio era apenas um pequeno grupo a aderir a este formato e hoje em dia todos os shows são acompanhados por banda, para que a cena seja sweet!!!
No início a cena até que era engraçada, mas hoje em dia esta chato e insuportável. Critiquem-me se quiserem, mas hoje em dia entre sacrificar um certo valor ( 100 a 150 paus) para assistir a um show no Àfrica ou Gil Vicente ( que têm sido os principais venues ) e passar a noite numa discoteca, a segunda opção é a mais viável.
Eu sei, agora estão todos a dizer coisas do tipo “...é por isso que o hip-hop não desenvolve”, tal e coisa e coisa e tal! O meu repúdio em relação a este formato, esta no facto de estar a matar a criatividade do pessoal que organiza rap shows, e estes serem todos iguais. Se vou ao Gil Vicente e curto um show na terça, e na sexta vou ao Àfrica apercebo-me que estes são idênticos e não havia necessidade de estar ali. Esta tudo chato e monótomo.
Comecei a apreciar este formato assistindo videos de shows de Lauren Hill e The Roots e o Fade to Black do Jay-Z. E confesso que quando soube que na nossa praça estavam a adoptar este formato fiquei entusiasmado. Mas como todo mundo diz, quanto maior a expectativa maior a decepção.
Lá vou eu em direcção a um venue pra curtir o tão esperado Live Show! 10 e meia da noite e vai comecar o shows:
1ª música ( uma das minhas favoritas por sinal): Reconheço a letra, mas!? ... que ruído é esse que esta a sair das colunas??!! Hamm ... é a banda que esta a acompanhar o Artista!
Desculpem-me mas é exactamente isso que penso. É que infelizmente a impressão que passa para quem esta a assitir é esta tudo a ser improvisado. O som da bateria quase que abafa a voz do rapper. As instrumentais não lembram nem por engano o beat original. Eu sei que há sons que são difícies ou quase impossíveis de serem reproduzidos por uma banda, mas o mínimo que estas devem fazer é tocar algo que lembre o beat.
Se acham que o que estou a relatar é fictício, passem pela Associação dos Músicos numa das festas da Nível. Normalmente o espaço fica lotado, até o momento em que o duo Micro 2 sobe acompanhado de banda. Quando começam a tocar a terceira música ( quando ha muita paciência! ), as pessoas começam a abandonar o local e deixam Legacy e Flash a cantar para moscas. Triste ném? As pessoas não saem porque as músicas são más, mas sim porque a mensagem dos rappers não encaixa nas instrumentais. E o resultado é um ruído irritante.
Sinceramente, eu não sei se os grupos/ labels aderem a este formato porque admiram, ou porque todo o mundo esta a fazer e temem serem afastados ou discriminados da cena do rap. Se este for o caso, este pensamento é errado. Temos que fazer o que gostamos, o que sentimos e não o que nossos “moz hip-hop rullers” ditam ou fazem. Não podemos deixar nos intimidar pelo clientelismo ( o que foi? Tu sabes que isso existe aqui e é muito forte, ou vais dizer que não? ) que caracteriza o nosso rap cenario .
Outra questão que este formato levanta é : para que servem agora os Djs?
Os djs sempre acompanharam os mc’s, mas como hoje em dia todo mundo esta a imitar todo mundo, os shows agora são acompanhados de banda e o dj só mexe o misturador ( porque poucos sabem usar pratos, he he) no after party, e age como um animador de discoteca.
O dj é um dos elementos do Hip-Hop, mas se continuarmos assim podemos começar a eliminar o Dj do hip-hop em Moz. Atenção Djo, Dj Speech e companhia é melhor começarem a aprender a repar ou a dançar para virarem B-Boys, porque daqui a nada esta será a única forma participarem ou intervirem nesta cultura.
O que eu quero no fundo é exortar todo mundo a investir em formatos novos e usar mais a imaginação, para evitar que o nosso game caia na monotomia perigosa, pois esta pode afastar as pessoas dos venues e regressarmos aos velhos tempos em que o game era só para um grupo restrito e não para as massas ( se calhar isto é o que alguns querem!? ).
Isto é um movimento do povo para o povo, e se o povo não o acompanha mais é o primeiro sinal de que a cultura esta a morrer.

Holla!

Jazzy aka I know u dont love me!

Friday, March 7, 2008

Upps.. We did it again!


Uff, faz um certo tempo desde a ultima vez que paramos para escrever algo e deixar no blog. O tempo foge, as responsabilidades aumentam, e sobre pouco espaco nas nossas vidas para desfrutarmos dos pequenos prazeres como escrever um bom texto.

Passou muito tempo, aconteceu muita coisa na nossa casa e na sociedade em geral. O povo revoltou-se quando apercebeu-se que o governo estava a esquecer-se da sua principal funcao, a par da defesa da nossa soberania, defender oa sseus interesses. Aza, bem a seu jeito, lancou mais um track.
A nossa casa foi obrigada a passar por um processo de remodelacao, mas este assunto sera aboradado em momento oportuno.
Mas no meio de tanta agitacao tivemos uma boa noticia ao sabermos que vencemos o concurso do sitio Votamz.
Aproveitamos para agradecer a todos os que votaram na nossa musica. A todos o nosso muito obrigado!!

Nota: Brevemente single do Still.